
A escola de samba Os Protegidos da Princesa consagrou-se bicampeã do Grupo Especial na tarde desta segunda-feira (16), na Passarela Nego Quirido. O enredo “Emoldurada pelo mar, uma história que me representa – Crônica de uma cidade em transformação”, sobre os cem anos da Acif, garantiu a conquista com 267,6 pontos – 2,2 pontos acima da segunda colocada – mesma pontuação que a fez campeã em 2014.
A União da Ilha da Magia foi a vice-campeã de 2015. “Adoradores do sol nas ondas da Ilha da Magia”, homenagem ao surfe e aos atletas do esporte, foi o enredo que a fez conquistar os 265,4 pontos que a levaram ao título. Em terceiro lugar ficou a Copa Lord (265,4 pontos), em seguida Dascuia (258,6 pontos), Unidos da Coloninha (258,1 pontos) e Consulado do Samba (253,8 pontos).
A Unidos da Coloninha foi punida com a perda de dez pontos porque sua ala das baianas apresentou-se com um componente a menos do que é obrigatório; se não tivesse perdido os dez pontos, seria a campeã de 2015. Outra escola punida com a perda de dez pontos foi a Consulado; com a punição, que a deixou com menos pontos do que a Dascuia, a Consulado foi rebaixada para o Grupo de Acesso,
Já no Grupo de Acesso a campeã foi a Nação Guarani, de Palhoça, com 245,2 pontos, seguida de Futsamba Josefense, de São José, com 244,6 pontos, Acadêmicos do Sul da Ilha (242), Império Vermelho e Branco (240,6) e Amigos do Caramuru (239,9).
Este ano começa a valer o acesso e descenso, desta forma a última colocada do Grupo Especial, Consulado do Samba, cai para o Grupo de Acesso e a primeira colocada deste grupo, Nação Guarani, será estreante no Especial em 2016.
Além da apuração dos votos das escolas de samba, os blocos de enredo também receberam premiação, a Unidos do Morro do Céu a campeã e A Nossa Turma a vice. O título de cidadão e cidadã samba foi para Nego Gê, da Copa Lord, e Juliana Vieira, de Os Protegidos da Princesa.