
Em comemoração ao aniversário da cidade de Florianópolis, alunos do quarto ano da Escola Básica Municipal Antonio Paschoal Apóstolo, no Rio Vermelho, realizaram um trabalho interdisciplinar com o título “Ponte da Ilha” envolvendo as disciplinas de Português, Matemática, História e Artes Visuais. Inicialmente houve uma conversa sobre os conhecimentos dos estudantes sobre a ponte, em seguida eles realizaram uma pesquisa em casa juntamente com as famílias e bibliografia disponível sobre a história da construção da ponte Hercílio Luz, com o objetivo de conhecer este símbolo histórico e cultural para a compreensão da importância de sua reforma. As informações coletadas foram apresentadas em uma roda de conversa. A professora regente da turma trouxe textos para leitura, a fim de orientar o trabalho dos alunos.
Nas aulas de artes visuais com a professora Jane Maia, os estudantes contemplaram imagens da ponte e realizaram releituras utilizando a técnica de aquarela.
As turmas 41 e 43 da professora Olga Rotenski, foram desafiadas a construírem uma trajetória histórica sobre os anos em que a ponte está em reforma e as empresas envolvidas na obra a partir das informações na notícia, assim como um gráfico sobre os recursos financeiros investidos e analisaram o percurso histórico-financeiro. O trabalho teve o acompanhamento da supervisora escolar Deise Muller.
As análises resultaram em um compromisso firmado entre professores, estudantes e suas famílias de acompanhar os desmembramentos da reforma da Ponte Hercílio Luz através das notícias publicadas nos meios de comunicação.
IMPORTANTE
O trabalho interdisciplinar garante maior interação entre os alunos, destes com os professores, sem falar na experiência e no convívio grupal. Partindo deste princípio é importante, ainda, repensar essa metodologia como uma forma de promover a união escolar em torno do objetivo comum de formação de indivíduos sociais. Neste aspecto a função da interdisciplinaridade é apresentar aos alunos possibilidades diferentes de olhar um mesmo fato.