
A Secretaria de Assistência Social não tinha conhecimento da presença de moradores de rua na beira da praia em Ingleses. Os “moradores de praia”, como se denominam, não são vistos ocupando só um posto de guarda vidas, mas sim muitos pontos da praia. Sem alternativa para onde ir, se abrigam em qualquer lugar, até mesmo embaixo da vegetação rasteira da beira mar. Isso confirma que o número deles cresce a cada dia.

O município de Florianópolis, que não tinha ciência de que pessoas dormiam na praia, afirmou que vai enviar ao bairro uma equipe de abordagem, ainda hoje, para atender aos moradores de rua. A secretaria trata essa questão como uma realidade. Segundo a assessoria de imprensa, a assistência social tem agido diariamente na cidade com abordagens de dia e de noite com o desafio de convencê-los a aderir aos nossos serviços, em especial, ao Centro POP e ao Albergue Municipal. Recentemente, o albergue chegou a mil atendimentos o que mostra o grande movimento.

Na manhã desta quarta-feira (06), as pessoas que ocupavam um posto de guarda vidas na Rua Dante de Patta esquina com a Rua das Gaivotas, não foram vistas no local. O posto está fechado com um cadeado e na parte superior, local de observação, também não havia ninguém. Entretanto, os pertences dos que ocupavam o espaço, ainda estão no posto. A denúncia foi feita nesta terça-feira no Jornal do Almoço da RBS TV.

Após a denúncia da ocupação, o Corpo de Bombeiros afirmou que enviou ao local um representante para realizar a desocupação.