
O ex-governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, 76 anos, morreu no início da tarde deste domingo (10) em Joinville, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Ele exercia o mandato de senador pelo estado. O político passou mal, chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital.
Segundo fontes ligadas a família, Luiz Henrique sentiu falta de ar ao subir as escadas da residência em que morava no Norte do Estado. O Samu foi acionado, realizou o primeiro atendimento, mas ele não resistiu.
O velório acontece em Joinville.
CARREIRA
Iniciou sua militância na política estudantil na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde se formou em direito. Foi professor de História Geral do Colégio Coração de Jesus, em Florianópolis. Em 1966 mudou-se para Joinville, onde montou banca de advocacia e ministrou aulas de língua portuguesa e história geral no Colégio Bom Jesus e de Direito Público e Privado na atual Univille. Assumiu o Ministério da Ciência e Tecnologia entre 1987 e 1988, durante o governo José Sarney. Em 1971 foi eleito presidente do Diretório Municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Joinville. Exerceu a presidência do Diretório Nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) entre 1993 e 1996.
Seu governo foi marcado pela criação de trinta secretarias de Desenvolvimento Regional em diversas regiões do estado, ato muitas vezes criticado devido à possibilidade de criação de cargos comissionados, onerando os cofres públicos.
Primeiro governador reeleito da história do estado de Santa Catarina, conseguiu a marca histórica em 29 de outubro de[2006 com 52,7% dos votos válidos, tendo sido derrotado em 108 municípios, destacando-se as principais cidades como Blumenau, São José, Itajaí, Jaraguá do Sul, Palhoça e Tubarão. Renunciou ao cargo em 25 de março de 2010 em favor de Leonel Pavan para concorrer ao Senado Federal do Brasil nas Eleições gerais no Brasil em 2010.
Foi candidato à presidência do senado em 2015, perdendo a eleição para Renan Calheiros.