“Umbanda – Uma religião brasileira” é o tema do documentário em vídeo de Emanuel Soares, acadêmico de Jornalismo da Estácio (SC). Como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o material exibido na próxima terça-feira, 07 de julho, às 19h, no auditório da instituição, em São José.
“É um tema totalmente perturbador para pessoas com preconceito. Porém, o trabalho possui o objetivo de esclarecer as pessoas que não conhecem e opinam negativamente sobre esta religião”, afirma Emanuel.
O foco do trabalho se mantém em dois centros de Umbanda do Norte da Ilha, localizados no Santinho e no Rio Vermelho. Pretos Velhos, Exus, Oguns são as entidades que ganham destaque. O vídeo ainda aborda polêmicas, como intolerância religiosa e o sacrifício de animais em cultos, algo que divide até os umbandistas.
Um dos diferenciais do TCC é uma das fontes que foi descoberta e contatada pelo acadêmico via twitter. O professor americano Andrew Chesnut é um estudioso sobre religiões latinoamericanas. Ele estuda a Umbanda há muitos anos.
A banca será formada pelo professor orientador, Ricardo Medeiros, e pelos jornalistas Carlos Alberto Ferreira, coordenador da Rádio CBN Diário, e Maria Paula Canziani, apresentadora do programa Olhares da Band Santa Catarina.
A Umbanda surgiu em 1908 após o médium Zélio Fernandino de Moraes ter comportamentos diferentes, como se estivesse incorporado.
Ele foi internado em um sanatório e depois foi levado até um centro espírita no Rio de Janeiro. Lá recebeu pela primeira vez o Caboclo das Sete Encruzilhadas anunciando a criação da Umbanda e proferindo um discurso de defesa das entidades que estavam sendo discriminadas pela diferença de cor e classe social.
Perfil
O jornalista Emanuel Soares, 23 anos, possui uma forte ligação com a comunicação. Deu suas primeiras palavras aos sete anos na Rádio Fandango, em Cachoeira do Sul (RS), onde acompanhava seu avô, Jaime Soares, radialista da região. Após começar o curso superior em comunicação, Emanuel recebeu do jornalista Carlos Damião a oportunidade de ser repórter da Rádio Guarujá em Florianópolis. Depois transferiu-se para a CBN Diário onde foi repórter, até tornar-se, por convite do coordenador, Carlos Alberto Ferreira, âncora do Jornal da CBN e do Chamada Geral. Possui passagem pela TVCOM e trabalhou na Rádio Gaúcha , em Porto Alegre, quando cobriu em 2014 a Copa do Mundo na capital gaúcha e as eleições. Atualmente trabalha com seus pais no Jornal Conexão Comunidade, impresso de maior circulação no Norte da Ilha.