
Engenheiros da Casan estão sendo mobilizados para uma encontrar uma solução para o afundamento da via em frente a estação elevatória de esgoto. O problema é considerado grave pela empresa na Rua das Gaivotas. O buraco está mais fundo nos últimos dias e em períodos de chuva, o trecho enche de água e fica intransitável para pedestres e veículos. Na próxima semana a companhia já deve tomar as primeiras medidas e a empresa que executou a obra foi convocada a prestar esclarecimentos.
Nesse trecho da Rua das Gaivotas, foram abertas galerias para a passagem de canos da estação e um novo asfalto foi colocado. Segundo Daniel Crippa Lemos, engenheiro da Casan, a empresa tomou conhecimento da gravidade atual do problema, após ser comunicada pelo Jornal Conexão Comunidade (JCC) que enviou uma foto do local. “Não tínhamos conhecimento de que a situação estava tão grave. Estou conversando com os engenheiros do setor para elaboração de um plano de ação visando solucionar o problema”, afirmou.

O engenheiro ponderou que havia o entendimento que estava ocorrendo infiltração de solo (areia) no poço de visita que fica na pista de rolamento, o que ocasiona o afundamento do solo no entorno do poço. “Como o pavimento está cedendo não só no entorno do poço de visita, desconfio que possa haver outra causa para o adensamento do solo, além da infiltração do poço e que precisa ser investigada. Estamos convocando a empresa que executou a obra em 2012 para se apresentar no local e emitir parecer. Coincidentemente, fui o fiscal dessa obra e no momento estou elaborando a notificação requerendo que se apresentem no local”, disse.
Maria Inês Motta, moradora dos Ingleses, afirmou que os carros chegam a bater na parte de baixo por causa do desnível. “Os carros enroscam alí e já existem várias marcas no pavimento. O meu carro raspou na parte de baixo. O caso é bem grave”, afirmou.
Nesse local da Rua das Gaivotas, passa uma rede de esgoto considerada grande, com canos de 60 e 70 centímetros de diâmetro. A Casan usará uma máquina para interromper o fluxo de esgoto e não está descartada uma interdição parcial da via.