A Casan (Companhia de Águas e Saneamento) desativou um hidrante que fica na SC-403, em frente a sede dos Correios, por causa das obras de duplicação. Só que o equipamento continua no mesmo local, sem funcionar. Porém, na quinta-feira (30), durante um incêndio de grandes proporções em um ferro velho, a água dos caminhões foi usada e durante o reabastecimento os Bombeiros notaram que a água não saía do equipamento. Só conseguiram água em outro hidrante, mas não possuía pressão.
A empresa de saneamento informou que o equipamento foi instalado no local, há muito tempo, unicamente para a operação verão, onde carros pipa eram reabastecidos durante a falta de água. A empresa não tinha conhecimento que os Bombeiros usavam o equipamento, já que existem hidrantes no quartel e na Praia dos Ingleses.
Outro equipamento foi usado, porém não tinha pressão na água. Na quinta-feira (30), a companhia realizou uma manutenção na rede de captação e a água voltaria de forma gradativa a partir das 17h. Entretanto, a nota divulgada pela empresa não dizia que a rede pode demorar até 24 horas para normalizar.
Um levantamento do Jornal Conexão Comunidade (JCC), com base em dados extraídos de trabalhos acadêmicos disponíveis no site do Corpo de Bombeiros, aponta que o Norte da Ilha possui 15 hidrantes. A responsabilidade da instalação dos equipamentos hoje é da Casan. Serão colocados hidrantes na via pública se houver necessidade em locais apontados pelo Corpo de Bombeiros, após estudos dos dois órgãos.