As coisas não fluem da forma correta. Penso que é um absurdo a imprensa sempre cobrar o poder público, porém é nosso papel. Se eu fosse a vítima da cobrança, estaria com a cara vermelha de vergonha. Enfim, o Jornal Conexão Comunidade (JCC) fez umas quantas matérias sobre o afundamento da Rua das Gaivotas. A primeira foi no final de julho e só agora a Casan anunciou a recuperação da via. Tudo é demorado! Os órgãos do governo justificam sempre a burocracia ou as chuvas como culpadas. No caso da Casan, teve que vir um veículo de comunicação, mandar fotos para alguém dizer que “realmente é grave”. Assim foi também quando a imprensa cobrou umas quantas vezes mudanças nas adutoras ao longo da SC-403 e que por fim, atrasam as obras na rodovia.
Faço uma reflexão sobre o trabalho dos meios. É muito chato cobrar o estado, mas se não admitimos esse papel, estamos perdidos! Querem outro caso bem próximo? Vamos lá: A obra de duplicação da SC-403 parou 73 dias no início de 2015. A falta de pagamento foi divulgada com exclusividade pelo Jornal Conexão Comunidade. Aí veio a RBS TV, Ric Record, SBT, DC, ND e muitos outros para cobrar a retomada das obras. O primeiro cronograma, distribuído em panfleto, prevê que tudo estaria pronto no fim do ano passado. Está? O estado só funciona quando cobrado pela imprensa.
Outra cobrança que virá será a entrega do Elevado de Canasvieiras que atrasou por obras inacabadas. Não foi visto isso antes de anunciar a data? Todos ficaram na expectativa!
Essa constatação é triste. Admiro o Governador Colombo e suas ponderações sobre a falência do poder público, porém é preciso arrumar a própria casa.