
O Jornal Conexão Comunidade (JCC) separou as propostas elencadas por Gean Loureiro (PMDB) e Angela Amin (PP), candidatos ao segundo turno, sobre as principais demandas do Norte da Ilha. Hoje começamos pelo esgoto. As declarações foram concedidas em entrevista ao JCC.
Primeiro deixar bem claro. A responsabilidade do saneamento é da prefeitura e vamos assumir essa responsabilidade. Nosso papel é ter uma gestão do contrato com a Casan que possa cobrar as metas estabelecidas no plano municipal de saneamento ambiental. Rever essas metas, já que a legislação previa essa revisão que ainda não aconteceu após cinco anos. Temos pontos críticos relativos ao tratamento de esgoto em Canasvieiras e nos Ingleses. Parte da Cachoeira do Bom Jesus ainda está despejando direto no Rrio do Bráz que tá causando toda essa poluição. Nos Ingleses não é diferente. Tem parte da rede de esgoto concluída, mas ainda não ligada ao sistema. A necessidade da estação de tratamento de Canasvieiras não suportar tudo que recebe; já tem um contrato de execução de uma nova estação em Canasvieiras. Pra isso vou ser um prefeito que vou estar a frente da gestão do contrato, exigindo o cumprimento das metas e permitindo avançar na orientação da fiscalização das ligações clandestinas. Queremos buscar um financiamento para que as ligações possam ser refeitas. Não vamos atacar em janeiro. Após o resultado da eleição, a primeira visita que vou fazer será ao atual prefeito César Souza Júnior. Eu mesmo vou coordenar a transição e as ações serão feitas de imediato. Não posso esperar o dia primeiro, pra iniciar as atividades. Eu como deputado estadual já venho cobrando uma série de iniciativas, tanto que a construção da estação de esgoto já vem sendo realizada. Nós queremos a conclusão antes do verão e uma campanha de orientação para permitir que o problema do verão passado não ocorra.
Nós tínhamos essa dificuldade quando assumimos a prefeitura. É de responsabilidade do município. Aqui na comunidade do Norte da Ilha fizemos um trabalho muito intenso. Quem lembra, sabe do trabalho que fizemos com um robô e pegamos muitas ligações clandestinas. No período em que aqui nós estivemos, a balneabilidade era real. Nós saímos da prefeitura há 12 anos e a comunidade cresceu e os problemas ampliaram. Vamos trabalhar com novas tecnologias mais modernas do que aquela que usamos na oportunidade. Junto com a Casan e o poder de polícia da prefeitura, vamos atuar com muita seriedade junto ao cidadão que mora aqui para que nós possamos retomar a balneabilidade. Moro no Norte da Ilha. Eu entendo que é muito importante fazer isso com serenidade. Vou citar o exemplo da minha residência. A rede passou na nossa casa e fizemos a ligação com o acompanhamento da Casan. Faltou uma caixa de gordura da churrasqueira e retificamos que a Casan identificou o problema. Reconheço aqui, todo o cuidado e toda a técnica são necessários e começa pela nossa casa. Depois de todo o trabalho realizado, identificamos que faltava ainda mais uma coisa e retificamos de imediato depois que a Casan.