A Escola Básica Osmar Cunha, em Canasvieiras, será palco para o lançamento de uma cartilha sobre a importância da reciclagem do óleo de cozinha como preservação ambiental. O evento ocorre na tarde desta segunda-feira (17) e é promovido pelo Programa ReÓleo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) dentro da programação da Semana do Livro Infantil, promovida pela secretaria municipal de Educação.
Além de distribuir a nova cartilha, o ReÓleo vai promover junto às crianças a palestra ‘Reciclar é Educar’, que reúne música, teatro e atividades práticas em uma dinâmica interativa que pretende gerar a consciência sobre a importância da preservação ambiental.
“Depois de aprender sobre os cuidados com o meio ambiente, são as crianças quem repercutem a cultura da preservação para a família e amigos. É um ciclo virtuoso, que vai além da reciclagem de óleo, e que seguirá para toda a vida”, explica, diretor do ReÓleo, Luiz Falcão.
Desde 2011, o programa já realizou 350 palestras e formou mais de 35 mil alunos da rede de ensino da Grande Florianópolis. Só no ano passado foram 80 apresentações em instituições públicas e particulares da Grande Florianópolis.
O PROGRAMA
Iniciado em 1998, pela ACIF Mulher, na Lagoa da Conceição, o ReÓleo já coletou e reciclou mais de 3,6 milhões de litros de óleo vegetal, e atende a toda Grande Florianópolis com cerca de 280 pontos de coleta. O programa tem a parceria da Ambiental Santos, que recicla os resíduos e distribui gratuitamente produtos de limpeza biodegradáveis aos participantes do programa. Em média, o ReÓleo recolhe por mês cerca de 30 mil litros do resíduo saturado.
As escolas também contribuem com a coleta de óleo, tornando-se pontos de entrega voluntária. Hoje, já existem PEV’s instalados em escolas públicas e particulares da Grande Florianópolis. Além disso, qualquer pessoa pode participar, recolhendo seu óleo em casa e levando-o acondicionado em garrafas pet até os pontos de coleta. Além das escolas, condomínios, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos que utilizam o resíduo também podem participar. Basta fazer o cadastro via e-mail junto ao programa e seguir as orientações.
O ReÓleo foi responsável por colocar Florianópolis no Guinness Book por duas vezes (2012 e 2015), como a cidade que mais coleta e recicla óleo de cozinha do mundo, e foi considerado o Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental pela APAE de Florianópolis, recebendo o Troféu APAE de Responsabilidade Social. Em 2008, o programa recebeu o prêmio “Empresa Cidadã” da ADVB/SC na categoria Preservação Ambiental e, em 2014, o Prêmio Top de Marketing da ADVB/SC, entre outros prêmios de destaque.
O programa conta com o apoio da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap).