
Faltam cinco meses para o desligamento do sinal analógico de televisão em Florianópolis. Até Outubro vai iniciar na Capital uma campanha chamada ‘Seja Digital’, que já está na Bahia, em Salvador, e em cidades do Ceará como Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral que terão o desligamento programado para Setembro. A mesma campanha já ocorre em Vitória, Belo Horizonte, Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e a região do Vale do Paraíba.
Conversores para TV digital serão distribuídos gratuitamente, sendo essa a maior ação do ‘Seja Digital’ em Florianópolis, até o desligamento do sinal analógico. Porém, só vão ganhar gratuitamente o conversor pessoas de baixa renda e que estão inscritas em programas sociais do Governo Federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica entre outros.
O Seja Digital está em fase de acordos para que a campanha inicie em Florianópolis. Ações serão desenvolvidas para informar as pessoas de como deve ser a ligação e, como ocorre em outras cidades, vai ser formulada a patrulha digital, onde técnicos vão ajudar a realizar a instalação dos equipamentos nas casas das pessoas.
Tudo será coordenado pela Anatel e pelo Ministério das comunicações.
SINAL
Quem liga a TV não consegue sintonizar com qualidade canais como a NSC TV, RIC TV, SBT SC e TV Catarina no Norte da Ilha. Como as torres estão distantes e as repetidoras são analógicas, é difícil conseguir sucesso. Hoje mesmo, após conversar com a equipe do seja digital, testei o sinal aberto de alta definição e não fui feliz. Porém, a equipe do ‘Seja Digital’ disse que as emissoras precisam estar preparadas para que o sinal seja captado em toda a cidade, até o desligamento total.