Duas professoras da rede municipal de Florianópolis foram vencedoras da etapa estadual do Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação. No mesmo prêmio, uma professora foi destaque na categoria creche e duas na categoria pré-escola.
Nos anos iniciais, ciclo de alfabetização, a ganhadora foi Jeanice Back Andrade, da Escola Professora Herondina Medeiros Zeferino, dos Ingleses. Ela concorreu com “Trilhando na Ilha da Magia: do Homem do Sambaqui à Etnomatemática”. Nos anos finais, que venceu foi Elisângela Marina de Freitas e Silva, da Escola Intendente Aricomedes da Silva, da Cachoeira do Bom Jesus. A professora inscreveu o trabalho “História nas pontas dos dedos: a acessibilidade ao conteúdo de pré-história”.
Para o secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira, os resultados obtidos mostram o empenho, dedicação, competência e criatividade dos profissionais da rede municipal de ensino. “Todas as nossas professoras estão de parabéns”, complementa.
Os vencedores da estadual passaram para a regional. O resultado desta etapa, que contemplará 30 projetos, deve ocorrer no dia 31 de outubro. Os professores receberão R$ 7 mil, além de troféu, viagem para participação em programa de capacitação na Irlanda e equipamentos de informática com conteúdo educativo para as escolas. Os seis projetos vencedores nacionais serão conhecidos no dia 6 de dezembro. Haverá uma cerimônia na cidade de São Paulo. Receberão R$ 5 mil.
FINALISTAS
Ensino Fundamental: Anos Iniciais – Ciclo de Alfabetização 1º, 2º e 3º Anos
Vencedora: Jeanice Back Andrade
Escola : Professora Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses)
Título: Trilhando na Ilha da Magia: do Homem do Sambaqui à Etnomatemática
Ensino Fundamental: 6º ao 9º ano
Vencedora: Elisângela Marina de Freitas e Silva
Escola: Intendente Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus)
Título: História nas pontas dos dedos: a acessibilidade ao conteúdo de pré-história