A professora Vanessa Sigal, do projeto Skate Is Cool, da Escola Herondina, ganhou do Jornal Conexão Comunidade um skate de presente para o projeto que acontece nos Ingleses. A entrega foi no programa Conexão Notícias, apresentado pelo jornalista Emanuel Soares. O projeto é pioneiro ao usar skate com fim pedagógico. São 40 alunos atendidos em turno inverso e alguns deles não tem skate. Todas as atividades são desenvolvidas dentro da instituição com alunos a partir de seis anos.
“Muitos pedem para entrar, por curiosidade, nunca andaram. Outros, os pais acabam trazendo os filhos pela influência, já que surfam ou andam de skate. O skate na escola é realizada numa quadra plana, sem muitos buracos. Trabalhamos a questão lúdica. Não é só manobras. Fazemos competições de corridinha, zigue zague entre os cones. Eles competem sozinhos ou em duplas. Tento fazer com que os alunos superem seus limites”, contou Vanessa.
Vanessa é estudante de Educação Física e ela conta que trabalha com uma perspectiva de desenvolvimento. O projeto com skate dentro da escola é pioneiro dentro da rede municipal de ensino. Entre as necessidades, é material de segurança como capacetes, cotoveleiras e joelheiras.
Na entrevista, a professora destacou que o bairro de Ingleses não tem estrutura para andar de skate. Segundo ela, além da falta de uma pista de skate em todo o Norte da Ilha, falta uma área de lazer, o que faz com que muitos pratiquem o esporte pelas ruas. “Seria muito bom se, um dia, viesse uma praça nos Ingleses com espaço para muitos esportes”, relatou.
Quem quiser colaborar com o projeto pode entrar em contato com a Escola Herondina no 3269 3091.