Se você acha que a faixa de areia é para banhistas, se engana. Na Lagoinha, no Norte da Ilha, carros estão sendo estacionados na área destinada aos banhistas. Durante o fim de semana, a calma praia teve veículos estacionados na área destinada aos pedestres. Nem a fiscalização da Guarda Municipal, muito menos da Polícia Militar estiveram no local. Nas fotos, é possível ver que pessoas caminham pela linha de praia e guarda-sóis estão ao lado de veículos na faixa de areia.
Segundo os moradores, a Floram havia se comprometido a isolar a área da praia, não permitindo a entrada de veículos, porém isso ainda não ocorreu. Na Lagoinha, falta sinalização para que os veículos não acessem a faixa de areia, no canto do balneário próximo ao rio.
Em janeiro, o município aumentou a fiscalização, inclusive após questionamentos das comunidades do Norte da Ilha, mas foi só no verão. Em Canajurê, no limite entre Canasvieiras e Jurerê, carros estacionaram na faixa de areia, o que obrigou a fiscalização. Lá, existe uma sinalização orientando que os motoristas poderão ser multados e ter o veículo guinchado.