Começaram nesta manhã de segunda-feira (20) as obras de intervenção do Consórcio Trix-Infracon, a pedido da Casan, para recuperar o afundamento na Rua das Gaivotas, principal ligação ao norte de Ingleses. O solo estava afundando em frente a uma estação elevatória de esgoto da Casan, o que afetava o pavimento da via. O problema ocorre no local há dois anos, sendo que os próprios técnicos da Casan haviam classificado o problema como grave ao Conexão.
LEIA MAIS:
– Obras em rua que afunda no Norte da Ilha deixam trânsito bloqueado
– Casan diz que vai investigar novo afundamento de rua na Praia dos Ingleses
– Casan considera grave afundamento de rua na Praia dos Ingleses
– Casan analisa novamente afundamento de rua na Praia dos Ingleses
O rebaixamento da via ocorre por causa do lençol freático que é próximo a tubulação de esgoto. Por causa da erosão, os canos ficam danificados, inclusive propriciando vazamento de esgoto, como já ocorreu no passado. No local, a estação elevatória tem uma bomba que reúne o esgoto captado na região e empurra o efluente para tratamento em Canasvieiras.
As obras começaram às 7h e seguem até às 20h pelos próximos dias. Para quem chega do Centro, pela SC 403 (Rodovia Armando Calil Bulos), a orientação é utilizar o acesso da Avenida Internacional e dobrar à direita na rotatória, seguindo pela rua Luiz Elias Daux até a esquina da rua do Marisco, onde se deve dobrar à esquerda. Dali, continua na via até a rua Martinho de Haro, e seguindo-se à direita, retorna à rua das Gaivotas. Para seguir em direção à região central da Ilha, basta seguir o caminho inverso.
LICITAÇÃO E OBRA
Há sete meses, a Casan disse ao Conexão que um processo licitatório foi aberto mas deu “deserto”. A empresa então deduziu que a complexidade da operação tenha afastado eventuais interessados. Em 2015, uma intervenção já havia corrigido os problemas na via, porém, tempo depois, a rua voltou a afundar e o problema se repetiu para espanto dos moradores.