
O relatório oficial do Corpo de Bombeiros na temporada de verão já aponta como fundamental a atuação dos guarda-vidas. Até o momento, foram 6,1 mil ações de prevenção a afogamentos só na Praia dos Ingleses, uma das mais movimentadas da cidade. Cada ação, representa o momento em que um dos homens atuou para orientar os banhistas em relação aos diversos perigos que o mar apresenta.
CLIQUE E LEIA MAIS:
– Encontrado corpo de jovem desaparecido no mar no Santinho
– Haitiano se afoga e é resgatado pelo Arcanjo na Praia do Moçambique
O maior problema encontrado pelos guarda-vidas é o banhista que não respeita a sinalização fixada na faixa de areia, indicando pontos de corrente de retorno. Neste caso, os homens que patrulham a faixa de areia, utilizam apitos e sinalizam pedindo que as pessoas deixem a área, indicando outras para banho.
Só no Norte da Ilha, a Operação Veraneio já registrou dois casos graves. Um deles, um jovem de 17 anos, morador da Praia do Santinho, morreu após entrar no mar com outros dois amigos que se salvaram. O corpo do jovem foi encontrado só no dia seguinte, junto as pedras, nas proximidades do museu onde estão as inscrições rupestres. O caso ocorreu no dia 13 de novembro.
Três dias depois, um haitiano de 31 anos precisou ser socorrido na Praia do Moçambique. Ele teve afogamento grau cinco, que é o considerado mais grave. Manobras de ressuscitamento foram feitas por mais de 20 minutos e o quadro foi revertido. Ele foi levado ao hospital.
Para a temporada de verão, os Bombeiros vão intensificar as orientações para evitar casos como os que já ocorreram.
PRAIA LÍDER EM PREVENÇÕES
A praia que é líder em ações de prevenção a afogamentos é a Joaquina, no Leste da Ilha. Por lá, os Bombeiros precisaram agir mais de 9,2 mil vezes para evitar afogamentos ou problemas com os banhistas. Em terceiro lugar aparece a Praia Mole, também na mesma região, com 2,9 mil ações.