
Uma das promessas que foi bandeira da campanha eleitoral do prefeito Gean Loureiro vai começar a sair do papel em fevereiro. O programa ‘Alô Doutor’, que pretende zerar as filas por consultas nos centros de saúde, vai entrar em licitação. A confirmação foi feita pelo chefe do executivo em entrevista ao programa Bom Dia Regional. As avaliações técnicas sobre o projeto já foram finalizadas.
“Estamos lançando em fevereiro a licitação do Alô Doutor que vai ser muito mais completo. (…) Vamos lançar o edital para buscar a empresa que possa fazer. A pessoa vai ligar e, dependendo da característica, ela já recebe um atendimento por telefone. Se for um caso urgente, já manda uma ambulância do Samu. Se não for, já sai programado com o agendamento da consulta”, contou o prefeito.
O projeto quer ser adotado pelo Ministério da Saúde em cinco Capitais como um modelo piloto para atendimento da população. A expectativa é terminar com as filas que são registradas durante a madrugada na frente dos centros de saúde de Florianópolis.
A empresa escolhida pela prefeitura terá que contratar profissionais que sigam um protocolo de atendimento ou tenham entendimento na área da saúde para poder atender a ligação dos pacientes da rede pública municipal de saúde.
Países da Europa já adotaram um atendimento prévio a procura pelo sistema de saúde, fazendo com que um hospital ou centros de saúde não fiquem saturados pela grande procura de pessoas.