Morador de Ingleses há três anos e meio, os problemas com a poluição em 2017 surpreenderam um delegado de polícia que reclamou publicamente em um vídeo. A água preta que saía do Rio Capivari foi o principal motivo para que Wanderley Redondo, titular da Delegacia dos Desaparecidos, fizesse um alerta para as autoridades de que o problema necessita resolução.
Wanderley Redondo deu uma entrevista exclusiva ao Conexão Notícias, transmitido da beira da praia dos Ingleses nesta quinta-feira (28), e expressou sua preocupação.
“Temos que nos unir para cobrar das autoridades municipais e estaduais. Ontem fiquei, realmente, indignado! Estava caminhando com a minha esposa na beira da praia, quando nós passamos pelo rio, de longe sentia-se o odor. A água totalmente preta. Como morador, não posso deixar passar. Primeiro passei para o Liond Ingleses e depois para outro grupo que integra o Ministério Público”, confirmou o delegado.
Impressionado, Redondo acredita que se nada for feito, os turistas vão procurar outra praia e o turismo vai ser prejudicado. Imediatamente, o delegado acredita que a prefeitura deveria intensificar as fiscalizações, lacrando as ligações clandestinas e multando os moradores que insistirem.
A coloração escura da água chama atenção dos moradores há uma semana no Rio Capivari. A poluição desenfreada no rio, que tem a foz junto a Praia dos Ingleses, se arrasta há 20 anos, sendo que nos últimos sete, a situação piorou muito.
“Eu nunca tinha visto da maneira como eu vi a água ontem. Eu fiquei indignado. É esgoto direto sendo jogado no mar”, reclamou o delegado.
O vídeo já está nas mãos de integrantes do Ministério Público que podem abrir uma investigação e solicitar providências de melhoria junto ao município e a Casan.