
O helicóptero Arcanjo foi acionado para socorrer uma mulher de 60 anos vítima de uma grave queimadura de água-viva na Cachoeira do Bom Jesus. O caso ocorreu na tarde desta segunda-feira (05). O caso foi avaliado como grave pelos guarda-vidas que acionaram o socorro por ausência temporária da ambulância que estava em outra ocorrência. Ela foi estabilizada e encaminhada ao hospital.
Segundo pessoas que estavam próximas relataram ao Corpo de Bombeiros, a vítima, que ainda não foi identificada, começou a passar mal ainda dentro da água enquanto estava tomando banho. Suspeita-se que ela tenha mantido contato com uma Caravela, animal marinho considerado muito perigoso. Os tentáculos são longos e podem, com um simples contato, levar a pessoa a uma parada cardíaca.
A incidência de águas vivas depende da maré e da temperatura da água do mar. Quanto mais quente a água, mais existe a probabilidade delas aparecerem.
Mesmo que este caso tenha sido registrado na Cachoeira do Bom Jesus, Ingleses segue sendo a praia líder em casos de ataque de águas vivas, atendidos pelos guarda-vidas. São mais de 900 casos, até o momento. Já a Cachoeira do Bom Jesus ainda não havia registrado nenhum banhista ferido por contato com a água viva.
BANDEIRA LILÁS

A bandeira lilás, que indica a presença de águas-vivas no mar. Com o desenho do animal, essa sinalização faz parte do padrão da Federação Internacional de Salvamento. Sua criação é baseada na incidência de águas-vivas em diversos pontos do Litoral de Santa Catarina.Os primeiros socorros podem ser feitos passando vinagre no ferimento.