A parceria do arquiteto Júlio de David com o Corpo de Bombeiros finalizou a revitalização de três postos de guarda-vidas da Praia dos Ingleses e construiu outros quatro pontos avançados de monitoramento e que já estão ativos nesta temporada. As obras foram concluídas em menos de dois meses, sem qualquer custo aos cofres públicos.
“Já que temos várias obras aqui nos Ingleses, resolvemos cuidar também da praia. Além de construir os postos, vamos adotá-los pelos próximos anos”, explica o arquiteto Júlio de David, proprietário da JCD Arquitetos.
Nos meses de inverno, os postos sofrem constante depredação por ação de vândalos. “Como nosso volume de obra na região é grande, estaremos sempre passando por eles. Além do que, as autoridades responsáveis têm o nosso contato e sempre nos notificam quando há problemas”, complementa o arquiteto.
Durante a temporada, a Praia dos Ingleses conta com cobertura salva-vidas diária de 26 guarda-vidas civis e um militar. Os profissionais se revezam entre os quatro postos avançados, recém construídos, e os três postos fixos revitalizados, onde ficam os equipamentos de salvamento e o rádio para comunicação direta com a central.
O Coordenador do Serviço de Salvamento Aquático da Praia dos Ingleses, Cabo Júlio Cézar Felício, explica que antes da construção dos quatro postos avançados alguns dos salva-vidas ficavam nos chamados Cadeirões. “Nessas estruturas antigas, nossa visão era muito baixa, no limite dos banhistas. Com os novos postos a gente tem uma cobertura maior da praia”, afirma o militar.
Além de contribuir para a segurança dos banhistas, a iniciativa melhorou as condições de trabalho da equipe. “Os guarda-vidas ficavam em situações um pouco insalubres, pois, nos Cadeirões, a exposição ao sol é muito grande, mesmo embaixo do guarda-sol”, destaca o Cabo Felício.
A importância da iniciativa privada
Antes da parceria com a JCD Arquitetos, era o próprio Corpo de Bombeiros que fazia as melhorias dos postos, por meio da Operação Veraneio. Mas, muitas vezes, não havia recurso suficiente para finalizar as obras num prazo curto – uma vez que é recomendável iniciá-las após o inverno, para evitar novas depredações.
“Todo ano, temos um retrabalho muito grande na manutenção dos postos. Quando a gente consegue uma parceria com a iniciativa privada, é muito importante. Se tivermos reforço, conseguimos direcionar os recursos a outras áreas”, afirma o Tenente Bruno Azevedo Lisboa, Comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), do Corpo de Bombeiros Militar de Florianópolis.
A administradora de empresas Simone Jaeger, que mora no canto norte da praia, também parabenizou a iniciativa. “Como mãe de três menores sei o quanto é importante a segurança e essas novas casas ajudam as crianças a se localizarem. Acredito que a inciativa deva aumentar para a construção de novos decks, ciclovias, banheiros públicos. Nós moradores também merecemos”, desabafa ela.
Em nome de toda a equipe de salvamento, o Cabo Felício agradeceu aos idealizadores do projeto: “A gente está muito feliz com as estruturas novas, os salva-vidas elogiaram bastante. Acho que essa parceria poderia servir de exemplo para outras praias, porque é um trabalho que salva vidas”.