
A toxoplasmose, conhecida popularmente como a doença do gato, é uma infecção causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Os gatos adquirem o protozoário ao comerem carne crua contaminada como carne de ratos e aves. A transmissão ao homem ocorre pela ingestão de carnes mal cozidas (boi e porco) ou contato com fezes de animais contaminados. Há uma possibilidade remota de se contrair a doença mais diretamente pelo contato com fezes de gato. Pode ocorrer transmissão também pela transfusão de sangue e transplante de órgãos de pacientes contaminados. Durante a gestação a mulher deve realizar exames para detectar a doença, e se for o caso, tratá-la.
Esta infecção não provoca sintomas na maior parte das pessoas, mas algumas pessoas podem desenvolver formas graves da doença, principalmente gestantes e pessoas com a imunidade comprometida, com consequências graves como cegueira, convulsões e morte. No entanto, a toxoplasmose tem cura e seu tratamento é feito através do uso de antibióticos.
A toxoplasmose normalmente não provoca sintomas na maioria das pessoas, mas podem ocorrer Ínguas pelo corpo, principalmente na região do pescoço, febre, dor muscular e nas articulações, cansaço, dor de cabeça e de garganta, manchas vermelhas pelo corpo e dificuldade para enxergar.
Os sintomas surgem mais comumente naquelas pessoas com o sistema imune debilitado, como aquelas que fazem quimioterapia para o câncer, transplantados, HIV positivos, ou em mulheres que contraem a infecção durante a gravidez.
Em casos mais graves, a toxoplasmose pode prejudicar o funcionamento de órgãos como pulmões, coração, fígado e cérebro, e normalmente os sintomas da forma grave são cansaço forte, sonolência, delírios e diminuição da força e dos movimentos do corpo.