
Dois dias depois do protesto que terminou em confusão entre ambulantes e comerciantes de Canasvieiras e um dia após a Guarda Municipal reforçar a fiscalização no local, os ambulantes voltaram com tudo a ocupar as calçadas da Avenida das Nações e Rua Madre Maria Vilac. O retorno dos ambulantes motivou um novo protesto marcado para às 18h desta quinta-feira (22), onde os empresários vão novamente tirar mercadorias das lojas para ocupar as calçadas.
Na noite passada, era possível ver os ambulantes comercializando todos os tipos de produtos, os quais são, segundo denúncia dos empresários fruto de contrabando ou descaminho. De roupas, artigos eletrônicos e calçados, a comercialização foi feita tranquilamente sem qualquer repressão policial ou de fiscalização.
O protesto desta noite, segundo um dos comerciantes, será pedindo maior fiscalização para que a presença dos ambulantes clandestinos em Canasvieiras seja evitada. Eles alegam concorrência desleal, já que os ambulantes não pagam impostos.
O prefeito Gean Loureiro vai debater o tema com a cúpula da segurança pública de Santa Catarina, já que a prefeitura ataca a ponta do iceberg como poder fiscalizatório administrativo, mas não tem como investigar a origem dos produtos e os supostos aliciadores dos ambulantes na cidade. Isso é função de uma investigação da inteligência policial.