
Ao iniciar as atividades do mês de abril, o projeto “Educação Preventiva”, coordenado pela Secretaria de Educação de Florianópolis, fará um exercício chamado de ‘Plano de Abandono em Área Escolar’ (PAAE). Na manhã desta quinta-feira (05/04), na Escola Básica Donícia Maria da Costa no Saco Grande, próximo ao Floripa Shopping, será simulado um um princípio de incêndio.
De acordo com o Secretário de Educação, Mauricio Fernandes, o exercício tem como objetivo preparar as crianças e os profissionais das escolas e creches para como agir em situações de emergência, bem como desenvolver na comunidade escolar uma cultura prevencionista evitando possíveis acidentes e comportamentos de risco.
Às 8h30, será tocado o alarme de emergências do estabelecimento de ensino , localizado no bairro Saco Grande. Essa situação fará com que aproximadamente 250 pessoas saiam do prédio, de forma controlada, organizada e segura. Aproximadamente, 210 serão crianças entre 6 e 14 anos. Todos serão conduzidos por professores da unidade para um local previamente definido.
Durante esse processo de evacuação do prédio também serão efetuadas ligações telefônicas para os profissionais de emergência, em especial para os Bombeiros e Defesa Civil. Esses setores já estão previamente comunicados e devem participar do simulado, encaminhando viaturas para auxiliar neste processo didático, pedagógico e preventivo. Ao final, todos os envolvidos farão uma avaliação do exercício. Posteriormente, os estudantes retornarão para suas atividades em sala.
Para o professor Charles Schnorr da Gerencia de Projetos Inovadores da SME, esse tipo de atividade faz com que estudantes e profissionais tornem-se mais resilientes no enfretamento de dificuldades e emergências, transformando não apenas o comportamento em sala de aula, mas suas residências e bairros em comunidades mais seguras.