
Um lobo-marinho foi flagrado por moradores e pescadores da Praia dos Ingleses descansando no canto sul do balneário nesta terça-feira (14). O animal é filhote e aparentava cansaço. Ele escolheu uma pedra para se escorar e tomar um sol, enquanto descansava. Algumas pessoas se aproximaram muito dele, o que fez o lobo ficar ainda mais estressado. A orientação principal é evitar se aproximar dos animais marinhos na beira da praia e acionar o resgate que pode ser realizado pela Associação R3 Animal ou pela Polícia Militar Ambiental (PMA).
LEIA AINDA:
– Dois vereadores comparecem a reunião do Codeni sobre lei da Política Participativa
Especialistas foram ao local e avaliaram o animal, até que ele retornasse para a água. “Ele apenas estava descansando na pedra e depois retornou para o mar”, disse um biólogo da organização.
A R3 informou que animais como este, nadam vindos do extremo sul do continente, sendo que alguns vivem em colônias na Argentina e no Uruguai. Na maioria das vezes, eles estão apenas descansando na areia ou nas pedras e podem ficar vários dias no local, conforme a organização.
Entre as orientações dos biólogos sobre esses animais estão evitar contato direto pois eles são selvagens. Imediatamente, moradores devem ligar para 0800 642 3341 e pedindo ajuda especializada. Os animais de estimação não podem se aproximar, pois podem transmitir doenças. Para ajudar, mantenha uma área de segurança ao redor do animal. Caso cães de rua venham a se aproximar, é necessário espantá-los para longe. Nunca forneça alimento ou os force a entrar na água.