
O programa ‘Floripa se Liga na Rede’ será relançado às 10h de quinta-feira (23) no gabinete do prefeito Gean Loureiro. Além das tradicionais fiscalizações que vão ocorrer, inclusive com aplicação de multas e denúncias dos moradores que não regularizam as ligações após insistentes visitas, o programa vai se utilizar de influenciadores comunitários para que eles façam os demais entenderem a importância da regularidade. Estão dentro das normas os moradores que efetivarem a ligação do esgoto domiciliar à rede de esgoto ou a fossa, em ruas em que não tiverem rede.
LEIA AINDA:
– Emanuel Soares: “O eleitor não faz seu papel. Ele não fiscaliza seus escolhidos”
– Irregularidades no esgoto podem render multa e denúncia ao MPSC
Basicamente, os influenciadores vão ajudar a promover a ideia de que a regularidade minimiza doenças como viroses, comuns na temporada de verão com o despejo clandestino e desenfreado de esgoto nas redes pluviais que levam a água para o mar.
Além de tentar mudar culturalmente o comportamento do cidadão, o programa manterá as fiscalizações em imóveis. Quem não regularizar a ligação de esgoto estará sujeito a multa em valores que podem variar de R$ 500 a R$ 2,5 mil. Em casos onde não há regularização, após as insistências da prefeitura, os imóveis e serão listados em um relatório do programa Floripa Se Liga na Rede que será encaminhado à Procuradoria Geral do Município e/ou ao Ministério Público para adoção das medidas cabíveis. Os proprietários poderão ser responsabilizados na forma civil e penal.
O grupo ‘Sanear Floripa’ será o responsável pelo cumprimento das ações dentro do Floripa se Liga na Rede e será composto pela Secretaria Municipal de Saúde, Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), Secretaria de Infraestrutura, além da Casan, Instituto do Meio Ambiente (IMA/antiga Fatma), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Ministério Público Federal (MPF), Vigilância Sanitária do Estado, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina e Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc).