- EMANUEL SOARES / emanuelsoares@jornalconexao.com.br

O Conexão flagrou nesta quinta-feria (24) a venda ilegal de carteiras de habilitação em um grupo do Norte da Ilha no Facebook. O anúncio foi publicado na página ‘Classificados Rio Vermelho’ e, inclusive, várias pessoas se interessaram. Um internauta que interagiu com a publicação chegou a marcar a Polícia Federal. Utilizando um perfil fake, o homem que vendia o documento dizia que informações adicionais somente seriam repassadas na conversa “inbox”. O motorista que for flagrado utilizando carteira falsa pode ser indiciado por uso de documento ilegítimo, terá que responder a um inquérito policial e pode ser condenado pela Justiça. A venda do documento, sem as devidas aulas e provas, também é crime.
O anúncio mostra fotos das carteiras dizendo que em 30 dias o comprador vai receber o documento. Se passando por interessada, a reportagem conversou com o homem que usa o nome de Marcelo Amaral em um perfil falso (fake). Ele afirmou que solicita documentos e a impressão digital para fazer o documento falso. Questionado sobre como isso iria passar pelo sistema do Detran, ele confirmou com palavras de confiança.
“Aqui têm pessoas que farão tudo pra você. Você receberá a CNH como permissão e com dois anos você troca pela permanente. Você tem que falar se tem problemas de saúde. Isso tudo pedimos”, afirmou o homem.
Na conversa pelo ‘inbox’ do Facebook, questionado sobre a legalidade do processo, o bandido respondeu que se for pensar no que é legal e ilegal, a pessoa nem sairia de casa. E complementou dizendo que é ‘melhor adquirir (o documento falso) do que andar sem habilitação e cometer uma “inflação em trânsito”. Ele não atende por telefone, apenas por Facebook.
Quando o golpe foi desmascarado pela reportagem, foi questionado se ele não tem medo de ser preso. Na hora, o criminoso respondeu com uma pergunta: “Preso outra vez?”. “É o país nosso, amigo. Não estou roubando”, disse. Ele também comentou sobre impunidade. “Aqui, deixa eu te falar. Até o presidente que roubou todo mundo foi preso e conseguiu se candidatar ‘prq’ seria ilegal eu vender habilitação (…) Só é ilegal eu vender habilitação ‘prq’ o governo não está ganhando nada com isso? (…) Até quando o povo terá que pagar imposto pra vagabundo ganhar nas costas de quem realmente é de bem”, disse.
No período em que o condutor fará a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, será feita uma checagem do documento pelo Detran. Para tanto, o órgão fará um pedido de auditoria a fim de que supostas fraudes sejam averiguadas. Na checagem dos dados, serão averiguados o perfil do condutor, o seu endereço, as informações sobre a autoescola etc. Se na averiguação dos dados surgirem suspeitas de fraude, o condutor será chamado para prestar esclarecimentos ao órgão. Caso a renovação da carteira não for concluída pelo fato de ela ser falsa e o motorista quiser obter uma nova carteira, é necessário cancelar o documento obtido ilegalmente.
VEJA A CONVERSA ‘INBOX‘ COM O “VENDEDOR DE CARTEIRAS”