
O Instagram tem se consolidado com uma das maiores redes sociais da atualidade. Suas mudanças recentes proporcionaram diferentes formas de linguagem dentro do aplicativo. Cláudio Falcão, diretor do Sistema de Ensino pH, acredita que os novos recursos potencializam os estudos. “O candidato tem a possibilidade ter acesso a links indicados, assistir a vídeos curtos (stories) e até mesmo acompanhar conteúdos mais produzidos no IGTV [TV dentro do Instagram para vídeos de longa duração”.
Outra vantagem que o vestibulando tem nesse tipo de ferramenta é encontrar vários assuntos reunidos em um único lugar. “Ele consegue acompanhar plataformas educacionais que oferecem vídeos com dicas e assuntos contemporâneos, como é o caso do pH. Isso acaba reforçando a base conceitual e ele não precisará buscar coisas em lugares diferentes”, explica.
Com o Enem se aproximando, o educador aconselha os alunos a seguirem perfis que falam de educação e de atualidades. “O ideal é seguir instituições ligadas à educação e que tragam informações e debates”. Entre os exemplos, Falcão cita sistemas de ensino, revistas de circulação nacional, jornais, escolas, contas com acontecimentos sobre o mundo e assuntos ligados ao vestibular.
É preciso, porém, se atentar com duas coisas: as distrações dentro do aplicativo e a confiabilidade das informações. Para a concentração, ele sugere que o candidato tenha um horário definido de uso da rede social com objetivos exclusivamente pedagógicos. “Se ele encontrar um vídeo ou algum post que tenha alguma relação com o vestibular, aí sim ele pode estender esse tempo focado nos estudos”.
Na questão da confiabilidade é preciso ter atenção e preocupação com as fontes. “É importante sempre dar preferência aos jornais de grande circulação, a empresas mais ligadas à área da educação, a revistas de circulação nacional, plataformas educacionais. Porque ele terá mais certeza da veracidade daquela informação”, finaliza.