
Um projeto de lei, se aprovado, pode mudar o conceito do sistema de drenagem pluvial em vias de Florianópolis. Tramitando na Câmara de Vereadores, o texto prevê que sejam instaladas ‘bocas de lobo inteligentes’ em ruas e avenidas que passam por obras. Nas vias em que o sistema já é existente, o prazo para que a prefeitura realize a adaptação é de oito anos. O projeto é de autoria dos vereadores Marcelo da Intendência e Pedrão Silvestre, ambos do Progressistas. A proposta ainda não tem prazo para entrar na pauta do plenário.
A boca de lobo inteligente consiste na instalação de uma caixa coletora de resíduos em um nível mais baixo que o da rua. Assim, todo o tipo de detrito como lixo e restos de vegetação, seriam aparados pela caixa que pode ser limpa por trabalhadores da Comcap, ou até mesmo, pelo próprio morador evitando que isso pare na rede entupindo a canalização.
Ambos vereadores justificam que a cidade sofre com ruas alagadas no período de chuvas intensas por entupimento em ruas onde hoje existe o sistema de drenagem. “Ela age como uma peneira, coletando os resíduos e deixando a água passar. Isso minimiza até a poluição e o risco de enchentes”, dizem na justificativa.
O projeto começou a tramitar ainda em 2017 na Câmara de Vereadores. Na semana passada foi aprovado na Comissão de Constituição de Justiça do legislativo e agora foi encaminhado a comissão de Engenharia e Urbanismo para que ocorra um parecer. Ainda não há previsão para que o projeto 1694/2017 entre na pauta de votação do plenário.
A Prefeitura de Florianópolis não se manifestou sobre a aplicabilidade do projeto na cidade.