O Resort Costão do Santinho completa 27 anos de operações nesta quarta-feira (13) como a empresa que mais emprega em todo o Norte da Ilha. O empreendimento de Fernando Marcondes de Mattos possui mais de 800 empregos diretos, sendo que na alta temporada, o número passa de mil postos de trabalho. O resort eleito ‘o melhor do Brasil’ colocou o Norte da Ilha na rota de grandes eventos internacionais, hospedando presidentes e até grandes figuras do mundo artístico.
Para Marcondes, o maior patrimônio é o cuidado ambiental e a gestão de pessoas diferenciada realizada pelo Costão. Quando o empreendimento começou a ser desenhado, ele escolheu manter as raízes que a região apresentava por meio de seus colonizadores.
“Nós optamos pelas raízes açorianas que são as raízes que prevalecem na nossa cidade. Nas construções tem arte, muita pedra, azulejos nas bordas das janelas. Tivemos muita atenção com a importância dos sítios arqueológicos (que há dentro do hotel). Poderíamos passar batido. A ecologia. Nós temos 600 mil m2 de mata atlântica. Hoje, temos 160 pássaros fotografados e cadastrados pela área de ecologia”, comentou.
Quem passa pela Estrada Vereador Onildo Lemos, observa uma das ações realizadas pelo Costão para valorizar o bairro. Além de ter inaugurado uma academia pública, ao ar livre, equipes do resort pintaram os postes e colocaram azulejos no estilo açoriano para revitalizar a principal via do bairro.
A formação de um quadro especializado de pessoal privilegia moradores do Norte da Ilha. Segundo Marcondes, vários benefícios são concedidos pela empresa aos trabalhadores. Muitas das possibilidades ofertadas pelo Costão aos colaboradores, garantem o funcionamento do hotel 24 horas por dia.
“Nós damos para os funcionários creche. Isso é uma coisa incrível. É uma creche de primeira qualidade. Se não tivesse, as 120 mães não teriam onde deixar os filhos. Temos alojamentos para 200 pessoas, refeitório de graça, temos uma academia exclusiva para funcionários e um salão de beleza gratuito para os funcionários. Propiciamos aulas de língua, uniforme e cestas todo o final de mês. A política de gestão nossa é estabelecer metas para as pessoas, cobrar, mas sempre com grande amor. Esse é o segredo de uma grande gestão”, comentou.
Fernando Marcondes de Mattos, empresário que construiu o Costão do Santinho, completa 80 anos. Os que o cercam dizem que ele é um homem visionário. “Sem ousadia, não se faz nada. Quando eu comprei os terrenos a estrada era de barro. Diziam que eu tinha comprado no fim do mundo. É um bairro importante. Procuramos uma integração muito importante com a comunidade. Ajudamos a prefeitura na limpeza da praia e fazemos um grande esforço”, contou.
Entre os projetos que estão na mesa para a execução é aumentar ainda mais a calha de circulação de veículos da Estrada Vereador Onildo Lemos, via que leva ao resort.