As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) em Ingleses/Santinho serão interrompidas no período que compreende as festas de Natal e Ano Novo e as equipes vão se focar na recuperação de vias danificadas pelo assentamento de canos. Essa programação tem como objetivo evitar os transtornos que as obras poderiam causar com o aumento da circulação de pessoas e veículos na região, o que é normal nesta época.
Os serviços de escavação de valas, instalação de rede coletora e Caixas de Inspeção (CIs) serão interrompidos nesta sexta-feira (14), e na próxima semana as equipes do Consórcio Trix-Infracon (contratado pela Casan para executar as obras na região) estarão concentradas na recomposição da pavimentação de ruas e realização de serviços de acabamentos, deixando vias e calçadas adequadas para o trânsito de carros e pedestres.
Na sexta-feira (21/12), os trabalhos serão totalmente interrompidos, e as equipes retornam ao canteiro no dia 2 de janeiro, reiniciando os trabalhos externos no dia 7 de janeiro de 2019.
Para garantir que os trabalhos fossem concluídos e aproveitando o bom tempo, as equipes trabalharam intensamente, ultrapassando na quinta-feira (13), 39 km de tubulações colocadas, o que corresponde a aproximadamente 67,24 % do total de 58 Km previstos no projeto. Em dezembro de 2017, esse percentual era de 17%.
Tudo continua na temporada
A partir de janeiro e durante toda a alta temporada, as equipes serão direcionadas para regiões mais afastadas das ruas onde há grande circulação e concentração de pessoas, objetivando minimizar transtornos à população local e aos turistas que visitam as praias de Ingleses e Santinho, sendo que a programação das obras será atualizada semanalmente, a partir da verificação in loco das condições das regiões.
Profundidades das valas
De acordo com a administração do Consórcio, as frentes de trabalho registram progressos distintos, justificados pelas diferentes condições do solo (quase sempre com grande quantidade de água) encontradas durante o processo de escavação e instalação das tubulações. Além disso, trabalham em profundidades variáveis – nas servidões Cassiano Gregório Flor e João Luiz de Souto, e na rua Brisamar, por exemplo, onde as equipes trabalharam até esta sexta-feira (14) – a rede fica em “vala profunda” (em torno de 5,0 metros), o que demanda escoramento especial e provoca uma evolução mais lenta dos serviços.
Na manhã de quinta-feira (13/12), por exemplo, às 10 horas a equipe que trabalhava na rua Brisamar estava concentrada na escavação da vala e colocação do escoramento, para só então dar início à instalação das tubulações. Ali, a média diária de rede instalada vinha alcançado 1 tubo (6 metros).
É importante destacar que cada profundidade demanda um tipo específico de escoramento, e nas obras do SES Inlgeses-Santinho o Consórcio vem seguindo o seguinte: vãos de até 2,5 metros, escoramento blindado; entre 2,5 e 3,20 metros, estaca-prancha; entre 3,20 e 4,0 metros, escoramento metálico-madeira com um nível de estronca (vigas que servem de sustentação ou reforço das paredes das valas); e em profundidades entre 4,0 e 5,0 metros, escoramento metálico-madeira com dois níveis de estronca.
De acordo com a administração do Consórcio, pesam nessas escolhas a natureza do solo, a adequação ao local da obra e a garantia de segurança para os trabalhadores e para a comunidade, sempre buscando minimizar transtornos especialmente para os moradores das vias. Busca-se, portanto, mais velocidade, e menos transtorno, sem nunca comprometer a segurança.