
Economista e mestre em Administração pela FGV-RJ, o professor da Faculdade Cesusc José Guimarães vai ministrar a palestra “A Importância da Gestão Financeira na Tomada de Decisão” no auditório da nova unidade da Faculdade, no Centro, quinta-feira (21), às 19h30. A conferência faz parte do calendário de atividades de extensão da instituição e será gratuita e aberta à comunidade. Entre os tópicos que serão abordados estão conceitos de finanças, papel do gestor financeiro nas empresas e educação financeira como promotora de qualidade de vida.
“Saber de forma clara e objetiva quanto custa se endividar e adquirir o hábito de planejar a vida, da mesma forma que uma empresa faz, é importante para antever situações de riscos que podem aparecer a qualquer momento”, explica o economista.
Desmistificar a ideia de que se planejar financeiramente é uma prática trabalhosa e difícil também é um dos objetivos da conferência.
“O processo de educação e gestão financeira, principalmente em um país com elevadas taxas de juros, desemprego em alta, perda de renda e falta de perspectivas, passa a ser fundamental não só para as pessoas, mas também para as empresas. E é possível tornar esse processo educacional mais simples”, conclui o economista.
José Guimarães
Economista e mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, com MBA em Finanças pelo IBMEC e pós-graduação em finanças pela PUC, José Guimarães é professor desde 1994 da FGV em programas de MBA no Brasil e no exterior. Em sua carreira acadêmica, atuou, no Brasil e no exterior, em módulos como finanças corporativas, administração financeira de curto e longo prazo e análise econômico-financeira.
Autor do livro Gestão do Capital de Giro, publicado pela editora FGV em março de 2018, José trabalhou em consultoria nas áreas de planejamento econômico-financeiro, análise de gestão e avaliação de investimentos e desenvolveu trabalhos para empresas ligadas aos setores de hotelaria, telecomunicações, comunicação institucional, tintas/resinas e franquia de produtos de couro. Além disso, atuou como executivo em empresas como Grupo Suissa, Cimento Mauá, Norquisa, Shell do Brasil e Grupo Atlântica-Boavista de Seguros (atual Bradesco Seguros).