
Em cinco anos Florianópolis registrou 35 mortes por acidente de trabalho, totalizando 12,8 mil casos nesse período. Os dados são do Ministério Público do Trabalho (MPT). Entre 2012 e 2017, as atividades que mais causaram os acidentes foram: Coletas de resíduos não-perigosos com 1,7 mil casos, atividades de atendimento hospitalar com 1,5 mil casos e o comércio varejista com 808 casos. O mês comemora o abril verde, que tem como lema “gerir riscos, prevenir acidentes, promover saúde no trabalho”. A campanha conta com parceria da Organização Internacional do Trabalho.
Os ferimentos mais frequentes em Florianópolis são contusões, esmagamentos, distensões, torções, fraturas, cortes, lacerações e lesões, que juntas somam mais de 9,4 mil casos, em cinco anos. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acidente de trabalho é a ‘ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada ao exercício do trabalho, que provoca lesão pessoal ou que decorre de risco próximo ou remoto dessa lesão’.
Para reduzir os riscos de problemas, a empresa deve levar em conta as particularidades de sua atividade, adotando medidas necessárias. Primeiro a empresa deve fazer o diagnóstico de riscos, cuidar da ergonomia, criando um ambiente confortável e seguro, conscientizar e educar seus colaboradores, e por último, promover a ação da saúde e da qualidade de vida de seus empregados.
A coordenadora de Saúde e Segurança no Trabalho, Maria Ferreira dos Santos, diz que o treinamento realizado logo após a admissão de cada colaborador ajuda a reduzir os riscos de acidentes. “Temos a capacitação e o acompanhamento dos técnicos de segurança diretamente nos locais de trabalho, onde são identificados possíveis erros e feitas as correções necessárias”, afirma ela. Isso diminui custos extras para a empresa Orcali, onde trabalha.
Ela conta que estão sendo distribuídos folders que vão conter informações e alertas sobre como evitar acidentes no desempenho da função profissional, já que a empresa atua em diversas frentes de trabalho.