
Elefante branco
O Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, é um elefante branco. A infraestrutura é maravilhosa, porém custosa aos cofres públicos do Estado. Ao mesmo tempo, não tem eventos suficientes. Pela agenda da Santur, administradora do Espaço, há um buraco de quatro meses sem nenhuma atração a partir de 3 de maio. Toda a comercialização das datas é feita pela Santur, sendo que havia sido prometido na inauguração, no governo passado, deixar a administração nas mãos da iniciativa privada. O resultado disso é um evento no início de maio e outro só na segunda quinzena de setembro.
Secretário denunciado
Não deu em nada o caso denunciado pelo secretário Carlos Alberto Justo da Silva (Dr Paraná) onde um médico teria concedido atestado a outro em 2017 na Upa Norte, prejudicando o atendimento de pacientes. Para completar, o secretário foi denunciado no Conselho Regional de Medicina (CRM) por questionar a legalidade dos documentos. Segundo ele, não se pode contestar atestados médicos, só juntas médicas poderiam. “A alegação que eu fui denunciado é que eu não poderia desconfiar de um atestado de um médico pro outro. O que eu deveria fazer é preparar a prefeitura para uma perícia. Mas é difícil fazer isso sábado e domingo”, afirmou. Os conselheiros do CRM inocentaram o secretário que possui mais de 40 anos de profissão na cidade e foi diretor do Hospital Universitário (HU). Os médicos, alvos do questionamento, saíram limpos da história. As perícias vão acontecer de forma mais rápida.
Levantar o meio-fio
A saída para evitar que carros saiam do supermercado atacadista à esquerda na Rua Intendente João Nunes Vieira será melhorar a sinalização e levantar o meio-fio. Dei gargalhadas. Antes fosse só isso. Ingleses precisa de um político que patrocine a vinda de um engenheiro de trânsito. Eu, que sou totalmente leigo em mobilidade, sei que o semáforo do cruzamento da Intendente com a João Gualberto precisa de mais tempo em verde, em determinados horários, além da retirada do ponto de ônibus da Intendente (sentido bairro/centro), entre a João Gualberto e a Travessa Abílio Nunes Vieira. Isso trava o trânsito, já que quando o ônibus sai da rodovia e tranca a passagem de veículos da Intendente.
Castração
O controle populacional de cães e gatos por meio de esterilização cirúrgica poderá ser obrigatório nos bairros de Florianópolis em que forem registrados casos de zoonoses canina e felina ou que forem considerados áreas de risco zoossanitário pela Secretaria Municipal de Saúde. O Projeto de Lei, de autoria da vereadora Maria da Graça, foi aprovado na última quarta-feira (16) na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) e irá para manifestação da Comissão de Saúde, para então ser votado no Plenário.
Novidade
Uma das redes que mais cresce no país, a Mundo Animal, abre sua primeira franquia em Florianópolis. O empreendimento inaugura dia 9 de maio e funcionará diariamente, das 18h30 à meia noite, no bairro Coqueiros. Os sócios Luís André Basso Siqueira, Marcos Daniel Gundel Silva e Mariane Zanini Righi investiram ao todo R$ 700 mil na franquia catarinense, incluindo a contratação de 30 funcionários e um espaço de 600m², com capacidade para 440 pessoas.