
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis participou do 1º Seminário de Avaliação da Temporada de Verão. Entidades ligadas ao Fórum de Turismo da Grande Florianópolis (Fortur) debateram o turismo da Capital e fizeram o planejamento estratégico para o ano seguinte. Depois de uma virada de ano estagnada, o resultado ao final da temporada de verão 2019 frustrou participantes do Fortur. Os dados técnicos foram apresentados por algumas entidades durante o seminário.
De acordo com o levantamento feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), dentro dos estabelecimentos comerciais, após o réveillon o movimento praticamente se igualou a 2018 batendo a média de 53%, sendo que em março esse número aumentou para 74% na queda no movimento em relação à temporada anterior. O mesmo ocorreu para o ticket médio: na primeira etapa da pesquisa o consumo foi de 69% e após a temporada teve um aumento de 88%.
Segundo o presidente da Abrasel em SC, Raphael Dabdab, o segmento de alimentação está atrelado ao poder aquisitivo, e grande parte das refeições fora do lar está aliada ao lazer, que é uma das primeiras coisas que as pessoas reduzem no orçamento.
Planejamento para temporada de verão 2020
Para uma temporada de verão mais assertiva em 2020, os integrantes do Fortur prepararam um plano de ação e ressaltaram projetos que deram certo neste ano, a exemplo do trabalho em unidade com a segurança, fiscalização dos ambulantes e dos transportes, assim como o curso do edital de ambulante para dar continuidade aos trabalhos.
Para que o planejamento saia como o esperado, é importante que os lojistas tenham o mesmo entendimento, trabalhando juntos nesse processo para a temporada de 2020. As entidades também tem a responsabilidade de esforçar-se para que o turismo volte com mais forças para a Capital.