
Morreu neste sábado (11), Ely Ribeiro da Silveira, ex-presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) em Santa Catarina. Empresária, ela era proprietária da operadora de turismo Ceretur, em Canasvieiras, onde desempenhou diversos projetos como o ‘Educantur’, onde aliava o turismo como forma de educação de jovens e crianças, além do ‘Destinos e Roteiros Integrados’. Participava de encontros internacionais, divulgando Santa Catarina. Ely lutava contra um câncer desde o ano passado e passou os últimos dias internada no hospital Baía Sul em Florianópolis.
Enquanto presidente da Abav, entre 2013 e 2015, Ely criticou as autoridades estaduais pela falta de investimentos em turismo. Em um dos anos da gestão de Raimundo Colombo, que classificou de desgoverno, afirmou que os políticos trataram com desprezo o turismo catarinense que tem participação fundamental no Produto Interno Bruto (PIB).
“Não posso mais calar diante de tanta decadência do turismo de Santa Catarina. O atual governo trata com um desprezo jamais visto o turismo catarinense, o qual representa quase 13% do nosso PIB e, não satisfeito cancela participação na maior Feira Turística da América Latina, (FIT), deixando municípios na mãos”, disse.
Através da Ceretur, desenvolveu projetos como o ‘Destinos e Roteiros Integrados’, onde dividiu e promoveu roteiros nas principais regiões do Estado. Participou de encontros que tinham como fator principal o turismo, além de receber operadoras de outros locais do país para divulgar Santa Catarina.
Ely deixa três filhos e uma legião de amigos, por todo o país, em vários Estados. O corpo foi cremado ainda no sábado (11).