
Com o avanço da violência contra a mulher, a Polícia Civil de Santa Catarina, promoveu o “I Seminário de enfrentamento da violência contra mulheres”, que terminou nesta quarta-feira (29) e contou com palestrantes de instituições como a Organização das Nações Unidas (UNU) e de policiais de outros Estados brasileiros.
Durante os dois dias do encontro, os participantes refletiram sobre casos como a da auxiliar de logística Jandira Mara dos Santos. Por 18 anos, a moradora de São José, na Grande Florianópolis, foi vítima de maus tratos físicos e psicológicos. Com a ajuda da Polícia Civil, ela conseguiu recuperar a autoestima e hoje ajuda outras mulheres para que não sejam vítimas.
A delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila, coordenadora estadual das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), foi umas das organizadoras do seminário. Ela frisa que um dos objetivos da ação é promover uma uniformização do atendimento em todo o Estado. Para isso, representantes de todas as DPCAMIs de Santa Catarina vieram à Capital para participar do congresso.
Uma das representes das ONU no evento foi a doutora Moema Dutra Freite, que trabalha no programa para o desenvolvimento da organização, o PNUD. De acordo com ela, a palestra aos policiais teve por objetivo trazer à tona a discussão de uma segurança integrada e cidadã, que atue tanto na prevenção do crime quanto na repressão qualificada, quando for o caso.