
Na 30° edição da blitz se liga na rede, de combate a ligações irregulares de esgoto, dois moradores da Lagoa da Conceição, foram multados por jogar os fluidos na rede pluvial. A operação ao todo identificou 15 edificações na Lagoa da Conceição. Houve também três lacres na saída das tubulações, devido ao alto risco à saúde pública e ao meio ambiente.
Na Lagoa da Conceição, foram fiscalizados edificações nas ruas Orlando Carione, Manoel Isidoro da Silveira, Laurindo Januário da Silveira, João Pacheco da Costa, Laurindo Elias Oliveira e Servidão José Manoel Pacífico. Conforme o Decreto Federal, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) multou dois proprietários de imóveis por irregularidades. Os demais foram intimados pela Vigilância em Saúde a corrigirem as inadequações, como caixa de gordura, não conexão à rede coletora e esgoto a céu aberto.
Em 2019, a ação tem conciliado novas operações com ações de retorno para verificar se imóveis fiscalizados se adequaram ou não. Dos 78 endereços revisitados, 41 (53,16%) haviam se adequado. Entre as principais irregularidades encontradas estão: inadequações na caixa de gordura; não conexão ou ligação parcial do imóvel com a rede coletora e lançamento de esgoto na pluvial.
A Floram responsabilizou casos de lançamento de esgoto na pluvial ou direto no curso d’água. A Vigilância em Saúde responsabilizou casos de esgoto a céu aberto, fossa ativa em locais com rede em operação, ligações inadequadas e problemas envolvendo caixa de gordura. Em mais de 50 casos foram efetuados lacres no final da tubulação, cessando o lançamento irregular de esgoto.