
A Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), junto com outras entidades lança nesta quinta-feira (04), a campanha “Guia de Turismo Legal”, que busca conscientizar contratantes intermediários, operadoras, agências, empresas de transportes, organizadoras de eventos, entre outros, sobre a importância da contratação ou indicação somente de guias de turismo legalizados, com registro ativo no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, o Cadastur.
A PMF por meio da Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Núcleo de Guias de Turismo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), idealizaram a campanha que tem o objetivo de promover a qualificação da prestação de serviços de guiamento em Florianópolis.
“Quando um guia exerce essa atividade de forma ilegal, não só a dele, mas toda a segurança do grupo é colocada em risco, pois não há como comprovar que esse profissional conhece bem a área por onde ele está conduzindo o grupo, por exemplo. Também há outros fatores, como a própria experiência turística em si. Guias legais possuem conhecimento dos locais onde atuam, conhecem a fauna, flora, história, podem dar dica valiosas e também podem indicar os passeios adequados ao perfil do grupo, valorizando portanto, o dinheiro da pessoa que utiliza esse serviço,” explica o Superintendente de Turismo da Prefeitura de Florianópolis, Vinicius De Luca Filho.