
Florianópolis é o primeiro município de Santa Catarina a aderir o modelo internacional de Cidade Educadora. Foi lançado neste sábado (10) o programa Bairro Educador. Dezesseis polos, em todas as regiões da Capital, oferecerão oficinas esportivas, culturais, musicais e recreativas, de acordo com as necessidades de cada comunidade. Além disso, mensalmente ou a cada dois meses, haverá um amplo evento comunitário em cada localidade. As oficinas começarão em setembro.
“Os 16 Bairros Educadores espalhados por toda a cidade são uma ferramenta utilizada pela Prefeitura para combater a violência e estimular a integração entre bairro e comunidade. Os moradores passam a ter mais uma alternativa educativa além do espaço escolar”, afirma o prefeito Gean Loureiro.
No Norte da Ilha, a iniciativa será integrada pelos bairros Vargem do Bom Jesus, Vargem Grande e Ingleses. O Sul recebe o Bairro Educador por intermédio do Rio Tavares e Areias do Campeche. No Leste, o projeto vai atuar na Barra da Lagoa e Rio Vermelho.
Para o superintendente do Bairro Educador, Guilherme Gevaerd Silvestrin Pontes, “ser a primeira cidade do estado a aderir ao modelo de Cidades Educadoras demonstra a visão do prefeito Gean. O Programa será responsável por mais de 70 projetos nesta primeira etapa, em todas as regiões da cidade, chegando aos bairros de maior vulnerabilidade social”. E complementa: “o programa certamente trará grandes alegrias para nossa cidade “.