
O Jornal Conexão Comunidade completa 10 anos nesta segunda-feira (16), fazendo vanguarda em comunicação regionalizada (hiperlocal), acompanhando todas as evoluções tecnológicas e gráficas do setor. Assim, criou, ao longo do tempo, uma parceria duradoura com os leitores que se transformou em credibilidade, o maior patrimônio de qualquer empresa de comunicação. A primeira edição mensal, com uma tiragem de 10 mil exemplares, ganhou as ruas da região em 16 de setembro de 2009 e tinha como manchete a chegada do próprio Conexão.
Nessa última década, o Conexão não ficou parado no tempo. Segundo Luzia Vidal, diretora do jornal, a empresa apostou em conteúdos digitais e coberturas multimídia. Também, confirma que aposta em informação democrática e conteúdo livre, sem cobrança por acesso dos leitores.
“Não ficamos apenas no jornal impresso. Ampliamos nosso campo de atuação, pois nossa região é uma cidade viva. Colocamos no ar um portal de notícias, atualizado diariamente, e fizemos coberturas pelo twitter, reportagens especiais, ganhamos prêmios e, hoje, todo o nosso trabalho é multimídia. Nada é limitado a apenas um veículo. Não é tendência, é realidade. E diferente dos jornais de grande circulação, sobrevivemos da publicidade e da parceria de empresas que apostam na nossa credibilidade para se impulsionar. Nosso conteúdo é gratuito para leitores”, disse.
As inovações realizadas pelo Conexão já foram tema de palestras universitárias. Uma delas é o rompimento da barreira do jornal impresso que começou a oferecer conteúdo multimídia. A ideia foi do jornalista Emanuel Soares, responsável pela produção de conteúdo do Conexão. Ele, inclusive, foi falar sobre isso em universidades, pois os grandes jornais de circulação continuam limitados ao papel.
“Foi simples. Pensamos em como uma pessoa pode acessar um vídeo pelo jornal impresso, por exemplo. Então incluí na página um QR Code, onde com um celular, o leitor pode ver o conteúdo alternativo. É uma revolução. Vivemos em um mundo de revoluções diárias e somos muito inquietos. Gostamos de mudanças. Faz parte do jornalismo. Outras muitas virão ainda. Outro dia me perguntaram onde vamos parar. Simplesmente não sei. Respondi que está completamente por fora quem nos vê apenas como jornal impresso. Somos muito mais que isso”, disse Emanuel.
Audiência
O Conexão beira 150 mil acessos por mês, cerca de 250 mil page views. A edição impressa circula em 19 bairros com 10 mil exemplares por mês. O jornal também possui experiências de conteúdo de marca, onde empresas apostam em reportagens para alavancar vendas.