
Conforme aproxima-se a temporada de verão, cresce o movimento nas praias, a expectativa de um bom faturamento dos empresários que dependem de uma boa temporada, mas também cresce a poluição, especialmente na Praia dos Ingleses, onde passa e deságua no Oceano Atlântico o famoso Rio Capivari, que é atingido por ligações clandestinas de esgoto que agravam o problema.
Além de ter participado do abraço simbólico ao Rio Capivari, estive acompanhando a Associação de Moradores dos Ingleses (AMI) na reunião com a diretoria da Casan em agosto. Alias, logo quando cheguei fui barrado por um integrante da assessoria de imprensa da empresa, uma vergonha. Após 10 minutos de negociação, minha presença foi autorizada com muita contrariedade do jornalista que representava os interesses da empresa. Naquele momento eu era um morador do bairro, como outros que estavam presentes. Mas foi difícil fazer ele entender.
Mas para o meu conhecimento, o “plano secreto de ação” que apresentavam não continha muita novidade. Seriam 30 fiscais que atuariam diariamente e uma barraquinha na praia para conscientização das pessoas. Mas se o plano não tivesse em ação até outubro, não teria motivo mais para fazer.
Pois bem, estamos em novembro e até agora nada foi feito, apenas promessas.
Mas surpreendentemente, a Casan divulga uma nota em resposta a cobrança da Associação dos Moradores de Ingleses (AMI), dizendo que a poluição do Rio Capivari não era de responsabilidade legal da empresa. Ora, se não é responsabilidade legal, porque apresentaram o tal plano? A reunião foi marcada pela própria Casan, justamente para justificar ações para trazer uma solução paliativa e não uma solicitação da Associação.
Infelizmente esta chegando a temporada e nada foi feito pelo rio. A população espera que algo aconteça antes de dezembro, pois se não ocorrer nada, seremos capas de jornais nos países vizinhos contando a poluição que trás a virose para os turistas.
No Rio do Brás pode e tem responsabilidade. No Rio Capivari não pode pois não tem responsabilidade. Ou talvez (ir)responsabilidade.