O Conexão flagrou três caravelas na faixa de areia da praia de Ingleses na tarde desta segunda-feira (25). Elas estavam a partir da entrada da praia na altura da Rua Deputado Olice Caldas em direção ao sul do balneário. Uma internauta afirmou ao Conexão que havia uma quarta perto do deck da Onildo Lemos. Perto de uma das caravelas, havia crianças brincando na água. Elas apresentam longos tentáculos que chamam a atenção. Por enquanto, não há registro de pessoas que tenham entrado em contato com os animais marinhos que provocam dolorosas queimaduras.
O aparecimento de águas vivas e caravelas pode ser explicado pelo aumento da temperatura da água do mar. No site da Epagri/Ciram há um gráfico que mostra que a temperatura do mar beirou os 25ºC, enquanto em locais do Rio Grande do Sul, por exemplo, a temperatura chegava a ser cinco graus menor.
O contato com caravelas provoca dolorosas queimaduras. Não é necessário encostar diretamente na parte gelatinosa e lilás, mas o simples encostar de um dos longos tentáculos já pode provocar desconforto. A principal orientação em casos simples é utilizar uma compressa de vinagre sobre o local afetado pela queimadura. A utilização de água doce não é indicada, já que libera mais toxinas e aumenta a dor.
O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina, do Hospital Universitário, é uma unidade pública de referência em Toxicologia Clínica no Estado que atende em regime de plantão permanente, por meio telefônico e presencial, nas intoxicações e envenenamentos. Dúvidas sobre a periculosidade dos animais similares podem ser acessadas pelo 0800 643 5252.