
O Vaticano confirmou que não há objeções e vai abrir o processo de beatificação para Marcelo Henrique Câmara, morador do Norte da Ilha. O próximo passo é a instauração do Tribunal Diocesano. São atribuídos a ele, milagres e graças alcançadas de diversas pessoas que agora serão investigadas. A confirmação para o início do processo de apuração veio através de uma correspondência. Para comemorar, féis da região vão fazer uma peregrinação até o túmulo dele no cemitério do Itacorubi dia 25 de janeiro, às 14h30. Ela fica na Alameda E, sepultura 28.
Segundo a correspondência enviada pelo cardeal italiano Giovanni Angelo Becciu, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos no Vaticano. O documento diz que não há nenhum motivo que impeça o processo de beatificação. Para que isso ocorra, vai acontecer uma investigação de milagres e graças atribuídas a Marcelo Henrique Câmara.
Atualmente as Dioceses têm autoridade para abrir um processo de beatificação. A causa possui um bispo postulador, que atua como uma espécie de advogado, que investiga a vida do candidato para verificar o testemunho de santidade. Uma vez iniciado o processo, o candidato recebe o título de Servo de Deus. Na fase inicial, investiga-se as virtudes ou o martírio. Concluído o processo com parecer positivo, a pessoa é declarada Venerável. Para tornar-se beato, é necessária a comprovação de um milagre por intercessão dele. A canonização ocorre com a comprovação de um segundo milagre.
Marcelinho, como é carinhosamente chamado, morreu em 20 de março de 2008, uma quinta-feira santa, após sofrer com uma leucemia. Era Promotor de Justiça e integrou movimentos religiosos como o Emaús e Opus Dei, palestrando e tocando a vida de muitas pessoas em toda a Grande Florianópolis, o que resultou o ingresso de inúmeras pessoas para a Igreja. Se dedicou a trabalhar com os jovens e na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Ingleses.
Hoje existem inúmeros relatos de graças alcançadas através de Marcelo, como cura de doenças, recuperação de imagens sagradas da Igreja e cura de infecções, inclusive com relatos de graças alcançadas até do outro lado do mundo, no Japão.