
Fiéis da Igreja Católica marcaram para o dia 25 de janeiro uma peregrinação do Norte da Ilha até o túmulo do ‘servo de Deus’ Marcelo Câmara, que foi morador da região. Eles querem homenagear Marcelo e agradecer por diversas graças alcançadas e que são atribuídas a ele. Boa parte delas será investigada, com autorização do Vaticano, para chegar a conclusão se ele pode se tornar Beato. O túmulo de Marcelo Henrique Câmara fica na Alameda E, sepultura 28, no Cemitério do Itacorubi (São Francisco de Assis).
A organização do ato religioso está sendo realizada pelos integrantes do Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Ingleses, Igreja que Marcelo frequentava e fez parte do movimento de jovens. A peregrinação deve sair da região às 14h30 e mais detalhes da organização serão divulgados na semana do evento.
Em dezembro passado, o Vaticano enviou uma carta para a Arquidiocese de Florianópolis onde afirmou que não há nenhum motivo que impeça o processo de beatificação. Porém, agora está sendo instaurada uma comissão que vai investigar milagres e graças atribuídas a Marcelo Henrique Câmara, ouvindo relatos de fiéis e colhendo documentos que podem comprovar as informações.
Como o processo de investigação já começou, Marcelo recebeu o título de ‘servo de Deus’. Ele morreu em 20 de março de 2008, uma quinta-feira santa, após sofrer com uma leucemia. Era Promotor de Justiça e integrou movimentos religiosos como o Emaús e Opus Dei, palestrando e tocando a vida de muitas pessoas em toda a Grande Florianópolis, o que resultou o ingresso de inúmeras pessoas para a Igreja. Se dedicou a trabalhar com os jovens e na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Ingleses.
O Conexão lançou uma página especial, no portal, para acompanhar todas as informações que envolvem o processo de investigação e a movimentação dos fiéis da Igreja Católica. Ela pode ser acessada pela aba conteúdo especial ou diretamente pelo www.jornalconexao.com.br/marcelocamara