O ano letivo de 2020, na rede municipal de ensino, vai começar com uma ampliação de vagas para ensino básico no Norte da Ilha com a inauguração de um novo bloco de salas de aula na Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, a maior da rede em Florianópolis. A nova edificação, anexa a principal, está em fase final de acabamentos como pintura, instalação elétrica e mobiliário. Os operários trabalham em ritmo acelerado para que o prédio seja ocupado a partir de 11 de fevereiro, quando começam as aulas. A demanda por vagas de 1º ao 9º ano cresceu na região que recebeu um fluxo migratório muito grande de pessoas vindas de outras cidades e Estados.
Em entrevista à Rádio Felicidade, no Norte da Ilha, o secretário-adjunto de Educação, Luciano Formighieri, afirmou que a obra será entregue antes do prazo. “Essa obra começou em abril com previsão de 12 meses, mas vamos entregar em fevereiro. Dois meses antes do prazo, mobiliada e pronta, para atender as crianças do Norte da Ilha. Só nesse bloco são dez salas”, disse.
Nos três turnos, o novo prédio da Herondina vai ofertar 600 novas vagas de ensino básico nos três turnos de funcionamento da instituição. Até o fim do ano, a expectativa é que sejam criadas, ao todo, 1,2 mil vagas com a nova escola que está sendo construída aos fundos da Herondina, onde o atendimento será misto com escola básica e creche. A ordem de serviço foi assinada em 10 de abril de 2019 pela Prefeitura de Florianópolis.
O investimento na nova estrutura é de R$ 5,3 milhões e a obra está sendo executada pela Construtura LG LTDA. O projeto contempla três pavimentos de anexo com 1,9 mil m².