
Uma complexa ligação de esgoto clandestino na Rua Vânio Colaço, em Ingleses, foi lacrada pela fiscalização do ‘Trato pelo Capivari nesta sexta-feira (24). O imóvel que jogava os efluentes no lugar errado fica nas proximidades da Rua das Gaivotas. Numa tentativa de mascarar o crime ambiental, o cano estava conectado na rede de drenagem na frente de outro imóvel, algo que chamou a atenção dos fiscais. A ação para despoluir o rio tem pouco mais de um mês e está fazendo um pente-fino em diversos imóveis.
Segundo a fiscalização, os responsáveis pelo imóvel teriam colocado um cano paralelo a rua para ligar o esgoto irregular em uma drenagem pluvial na frente de outro prédio. O fato demorou para ser identificado pelos fiscais que, preliminarmente, acreditavam que a ligação estava correta. Porém, após um período de análise, eles conseguiram realizar o flagrante.
Além do lacre ordenado pelos fiscais da prefeitura que acompanham o programa ‘Trato pelo Capivari’, se a fiscalização do poder público ordenar, o imóvel pode receber uma multa de R$ 5 mil reais por crime ambiental. No caso de estabelecimentos comerciais, a fiscalização pode solicitar a interdição do local.
O programa
O objetivo do ‘Trato pelo Capivari’ é fiscalizar 6 mil ligações de esgoto em Ingleses, onde há rede de coleta e moradias conectadas a fossas que podem estar despejando efluentes na rede de drenagem pluvial e, consequentemente, podem cair no Rio Capivari. O programa tem 10 equipes de fiscalização, 10 automóveis, um caminhão hidrojato, uma retroescavadeira e equipamento insuflador de fumaça para melhor detectar ligações irregulares.