
A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) está em busca de um imóvel para adquirir no bairro Saco Grande, região centro/Norte da Ilha, para construir uma nova subestação de energia elétrica. O equipamento vai dar mais confiabilidade ao sistema em toda a região, incluindo João Paulo, Cacupé e Santo Antônio de Lisboa. A empresa não revelou onde apurou ser o ponto ideal, para não haver especulações imobiliárias com elevação de preços.
“Uma será no Saco Grande e outra no Saco dos Limões. A nossa área de engenharia faz um estudo para saber onde eletricamente a subestação fica melhor localizada. Dependendo das cargas, tem regiões onde o consumo é maior. Uma indústria, shoppings, enfim. Então pra ter uma atenção para as redes, no caso, identificamos nesses dois pontos a necessidade de melhorias”, explicou Cleicio Poleto Martins, presidente da Celesc, ao Conexão.
A região do Saco Grande vem crescendo rapidamente com novos empreendimentos como condomínios, empresas de tecnologia, um hotel na SC-401, novas empresas comerciais e um shopping. A Celesc identificou uma demanda crescente por consumo nessa região o investimento será realizado.
Além disso, quase R$ 300 milhões serão investidos em todo o Estado para o redimensionamento das redes que chegam às casas das pessoas.
Além da subestação do Saco Grande, que está em fase inicial de projeto, outra será construída em Ratones, como publicou o Conexão na segunda-feira (03). O investimento está sendo feito por uma empresa privada que vai instalar cabos do Continente até Ratones, pelo oceano, e depois de forma subterrânea quando chegar na Ilha. O projeto está em licenciamento ambiental. Serão mais de 10 quilômetros de linhas aéreas, 13 subaquáticos e 5,5 subterrâneos. Com a conexão na rede da Celesc, além do Norte da Ilha, toda a cidade será contemplada com mais carga no fornecimento de energia.
Assim, o Norte da Ilha terá quatro subestações de energia. A ‘Ilha Norte’ fica na SC-403, na Vargem Grande, a ‘Subestação Ingleses’, na Avenida Lions Internacional e mais as duas que estão em projeto para Ratones e Saco Grande.