A segunda-feira (10) foi marcada pelo desaparecimento da faixa de areia do canto Sul dos Ingleses. A maré alta afetou todo o trecho, sendo o mais afetado o das proximidades do deque que dá acesso a região da Estrada Vereador Onildo Lemos. A situação estava crítica durante a tarde, já que muitas pessoas se aventuraram a tomar banho neste trecho. O mar estava bastante agitado. A região do canto sul tem uma promessa alargamento da faixa de areia, segundo a prefeitura.
O assunto do alargamento em Ingleses e Jurerê será tema de uma palestra de Daniel Vinicius Netto, diretor de licenciamento da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram). O evento ocorre durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento do Norte da Ilha (Codeni) nesta segunda-feira (10), às 19h30. Será no Il Campanário em Jurerê.
“A prefeitura já começa a trabalhar projetos para outras praias. No caso do Norte da Ilha, Jurerê e Ingleses Sul. Nossa ideia é contratar o projeto. Queremos fazer tudo junto pra ver qual é possível fazer. Nossa expectativa é autorizar o início do projeto em março e deve levar alguns meses para a conclusão. Quando estiver concluído o projeto, você entra com o pedido de licenças ambientais e depois a licitação. Obviamente que existe a necessidade de conquistar o recurso”, comentou.
Em novembro de 2019, o secretário de Infraestrutura externou ao Conexão a vontade de realizar as obras em 2021, se o prefeito for reeleito. O que vai pontuar o valor a obra é a existência de uma jazida de areia perto da praia, assim como ocorreu em Canasvieiras. Mesmo assim, o secretário especulou que um engordamento em Ingleses chegue aos R$ 20 milhões, só do canto sul.