
O programa ambiental ‘Trato pelo Capivari’, que quer minimizar a poluição no rio e na praia, vive um momento inusitado. Os moradores que solicitaram atendimento pelo WhatsApp, disponibilizado pelas equipes, estão sendo atendidos. Muitos querem que os fiscais passem pela residência onde vivem para verificar a regularidade da ligação de esgoto. Nesta semana, as equipes realizaram mais um lacre de ligação do esgoto na rede de drenagem pluvial. O efluente irregular parava no rio ou na praia, causando problemas de saúde.
Os técnicos estão realizando agendamentos para atender todos os moradores que solicitam inspeção. Além disso, eles estão se dividindo para fazer o atendimento e fiscalização das denúncias recebidas pelo programa, através do canal de comunicação.
Nesta semana, eles iniciaram a distribuição de um novo material gráfico informativo onde diz que saneamento é assunto sério nos Ingleses.
O programa
O objetivo do ‘Trato pelo Capivari’ é fiscalizar 6 mil ligações de esgoto em Ingleses, onde há rede de coleta e moradias conectadas a fossas que podem estar despejando efluentes na rede de drenagem pluvial e, consequentemente, podem cair no Rio Capivari. O programa tem 10 equipes de fiscalização, 10 automóveis, um caminhão hidrojato, uma retroescavadeira e equipamento insuflador de fumaça para melhor detectar ligações irregulares.