A Operação Narcos da Polícia Federal (PF), deflagrada nesta quinta-feira (13) e realizada em Ingleses, foi desencadeada por policiais de Itajaí. Ainda não há informações sobre a relação do homem preso no bairro com a organização criminosa, mas ela atuava no tráfico internacional de drogas e armas de calibre restrito. As imagens mostram que a atuação da PF foi tranquila em Ingleses. Os policiais invadiram a casa nas primeiras horas da manhã e prenderam o suspeito e a BMW que estava em posse dele. O caso ocorreu na Rua do Marisco.
A PF informou que a organização era de alto grau de periculosidade, sendo que, na ocasião em que um dos seus líderes foi preso em flagrante, na cidade de Itaituba, no Pará, os policiais federais foram recebidos a tiros de armas de grosso calibre.
As ações têm por objetivo a desestruturação do grupo criminoso, com a responsabilização penal de seus integrantes e a constrição de recursos patrimoniais, garantindo que os bens e valores obtidos com as práticas criminosas retornem ao Estado e à sociedade.
Durante a operação, a Polícia Federal contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Polícia Civil, inclusive com a participação de policiais civis no cumprimento de mandados judiciais, afirmou nota da PF.
Os integrantes da quadrilha podem pegar 30 anos de prisão. Uma coletiva será realizada na Delegacia da Polícia Federal, em Itajaí, no fim da manhã desta quinta-feira (13).